Pessoas que foram vacinadas com AstraZeneca devem ficar atentas ao adiantamento da segunda dose

No decorrer da vacinação contra a Covid-19, alguns laboratórios adiantaram a aplicação das segundas doses, possibilitando que a população complete o esquema vacinal mais rapidamente, estando assim de fato protegida. Para a população que recebeu a primeira dose do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, a segunda dose da vacina poderá ser aplicada após o período de 10 semanas, e não 12, como antes previsto. Ou seja, as pessoas que tem a segunda dose agendada para até o dia 31 de agosto já podem se vacinar.

 

Para receber o imunizante, é necessário comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina (clique aqui), das 13 às 15 horas, ou também na sala central da Policlínica, portando um documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose (AstraZeneca/Fiocruz).

 

Para as pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da CoronaVac, pode-se fazer a aplicação da segunda dose logo após um intervalo de 21 dias. Já para as vacinas da Pfizer, o adiantamento de doses não será realizado, e o intervalo entre uma aplicação e outra continua de 12 semanas. Vale lembrar, que é importante sempre estar atento ao cartão comprovante para não perder a data da segunda dose, mas que se, por algum motivo, o cidadão não pode comparecer a uma UBS na data correta, deve-se ainda assim receber a aplicação da segunda dose.