População geral poderá se vacinar contra H1N1 a partir de segunda-feira (12)

Mais uma fase da vacinação contra a Influenza (H1N1) inicia na segunda-feira (12). Após os grupos prioritários serem imunizados, a vacinação passa a ser disponibilizada para a população geral, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina (veja aqui) de acordo com o horário de funcionamento de cada uma, ou também na sala central da Policlínica.

 

Para que a vacinação ocorra, é necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, Cartão do SUS, comprovante de residência e a carteira de vacinação. Vale lembrar, que pessoas pertencentes aos grupos que foram vacinados anteriormente e por algum motivo ainda não receberam o imunizante, também podem comparecer para que a aplicação da vacina ocorra.

 

A campanha contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus. “É recomendado que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.

 

Até o momento, foram imunizados contra a H1N1 crianças entre 6 meses a menor que 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos de 60 anos ou mais e professores.