Acervo do Arquivo Público e Histórico Amadio Vitoretti é restaurado para pesquisa

O Arquivo Público e Histórico Amadio Vitoretti, departamento ligado à Fundação Municipal de Cultura de Tubarão, está em processo de restauração, ação que irá proporcionar ao cidadão o acesso aos documentos seculares que estão armazenados no local, possibilitando assim, maior conhecimento da população sobre a história da região.

 


O Arquivo Público e Histórico foi inaugurado oficialmente em julho de 1990, através da Lei nº 1.463/90, e desde então, o local passou a receber documentos da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Tubarão e do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Além destes, o acervo do Cartório Cabral, livros do fundo judiciário, contribuições de diversas pessoas, jornais e outros documentos também podem ser encontrados no local.

 

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Carlos Zamparetti, o trabalho dos colaboradores do Arquivo Público Márcia B. Ingrácio, Paulo Henrique Lúcio e Ana Silvério são fundamentais para a manutenção do acervo. “A equipe está de fato honrando o objetivo principal da existência do Arquivo, que é receber, manter e preservar o acervo arquivístico da cidade de origem pública e privada, difundindo o acesso a esses documentos”.

 

A diretora do arquivo Rosimeri Galvani destaca a importância da preservação dos documentos.

 

“O nosso acervo resguarda documentos que contam a história de nossa região, temos registros desde a meados do século XIX até os dias atuais e é importante ressaltar que esses arquivos estão a disposição da população”, observa Rosimeri.

 

Atualmente, o Arquivo é filiado ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), sendo o maior e mais organizado da região sul do estado, além de um dos mais importantes de Santa Catarina.