Fundação Municipal de Meio Ambiente planeja mutirão de limpeza para o próximo semestre

O mutirão de limpeza no Rio Tubarão realizado sábado (5) pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) em parceria com um grupo de voluntários, secretaria de Urbanismo, gerência de Serviços Públicos da secretaria de Infraestrutura e ainda alguns vereadores, deve se repetir no segundo semestre. A expectativa é de que nos próximos meses com a maioria da população vacinada e a pandemia da Covid-19 sob controle seja possível organizar um evento mais dinâmico e com mais participantes.

 

No sábado, 3.290 quilos de lixo foram retirados das margens do Rio Tubarão no trecho entre as pontes Manoel Alves dos Santos (Morrotes) e Orlando Francalacci (ponte do quartel). Entre o material recolhido estavam restos de móveis, roupas, roupas de cama, garrafas pet, lixo doméstico, papel e plástico de todo o tipo e objetos como mala de viagem, capacete de moto e vaso sanitário.

 

De acordo com o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues todo mutirão tem um efeito positivo e renova junto à comunidade o compromisso de que todos precisam cuidar do Rio Tubarão e usar de maneira correta a coleta do lixo.

 

“Foi uma manhã de trabalho bem proveitosa, pois retiramos das margens do rio quase 3,5 mil quilos de lixo. Infelizmente a pandemia ainda impõe uma realidade que não nos permite uma iniciativa do jeito que gostaríamos, mas se tudo der certo ainda neste ano faremos um mutirão maior para ajudarmos essa nova fase que o nosso rio está vivendo”, destaca Júlio.