Pessoas com 56 anos com comorbidades serão vacinadas contra a Covid nesta quinta-feira (13)

A vacinação contra a Covid-19 alcança nesta quinta-feira (13) mais uma etapa com a imunização de pessoas com 56 anos de idade que possuem comorbidades. A ação ocorre nas 32 Unidades Básicas de Saúde e na Sala Central, localizada no Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda, das 13 horas às 15h30.

 

Para que a vacina seja disponibilizada, é necessário levar um atestado médico e a prescrição ou os exames que comprovem a patologia do paciente (validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados). Para todos os grupos é necessário comparecer também portando o documento com foto, um comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS. Quem não possui o cartão de vacinação pode baixar o aplicativo Conecte SUS e obtê-la virtualmente.

 

As comorbidades que estão inclusas nesta fase da imunização precisam estar listadas no plano nacional: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

 

Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode entrar em contato através do e-mail vacinacomorbidadetb@gmail.com. Ainda nesta quinta-feira (13), aquelas pessoas da primeira fase que, por alguma razão, não se vacinaram em seu dia no estacionamento do Farol Shopping, podem igualmente procurar os postos de saúde e se imunizarem das 13 horas às 15h30.

 

CAMPANHA SOLIDÁRIA – Tão importante quanto se imunizar com a vacina é a chance de ajudar aqueles que mais precisam. Para isso, a Campanha Solidária de Arrecadação, onde serão aceitas doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, poderão ser entregues em todos os postos de saúde onde ocorre a vacinação nesta quinta-feira (13)