FMDS e IFSC discutem parceria para qualificação de mulheres em vulnerabilidade social
Equipes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Tubarão, estiveram reunidas nesta quinta-feira (15), para a apresentação de um projeto de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Um levantamento das necessidades dos grupos de mulheres atendidas pelos Centros de Referência Assistência Social (CRAS) e pelos Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) será realizado, de forma a tornar possível a formalização do termo de cooperação técnica entre a FMDS e o IFSC.
O objetivo da parceria é fortalecer as mulheres que vivenciam uma realidade de violência e de vulnerabilidade social, e que, através da profissionalização, tenham uma oportunidade de conquistarem a autonomia e assim resgatem a autoestima.
A proposta é oferecer às mulheres uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades profissionais, através de cursos com carga horária entre 20 e 90 horas. Serão oferecidas capacitações em Empreendedorismo, Inovação, Inclusão Digital, Instalações Elétricas, dentre outras, de acordo com o perfil das mulheres.
A previsão é de que as turmas iniciem as atividades em agosto deste ano, ou quando forem liberadas as atividades coletivas, ainda suspensas em virtude da pandemia de Covid-19.