Arquiteto relembra a criação da pista de skate

Quem passa pela pista de skate construída na praça Walter Zumblick não imagina a história que ali existe. São conquistas de uma geração inteira através das manobras do skate. Preocupados em incentivar e difundir o esporte em Tubarão, o então prefeito Paulinho May pediu para que seus arquitetos projetassem algo para que os esportistas pudessem se reunir e praticar o esporte. O arquiteto urbanista Evandro Bittencourt, juntamente com os amigos Pedro Paulo Júnior e Marcelo Gonzaga foram os profissionais que projetaram a pista inicial, em 1977.

Nesta quarta-feira (21) um destes arquitetos, Evandro Bittencourt esteve novamente no local, desta vez para ver como ficou o palco de suas muitas conquistas após a reforma realizada pela prefeitura e que será reinaugurada neste sábado (24). A felicidade em ver uma de suas criações toda reformada foi imensa. “Quem dera naquela época tivéssemos tido uma pista como esta. É o meu sonho de consumo se concretizando”, afirma o arquiteto.

De acordo o Evandro as dificuldades em construir a pista na época iam além dos custos financeiros. “A técnica construtiva de antigamente não nos permitiam fazer curvaturas como as de hoje. Nossa maior dificuldade era sim a parte estrutural”, conta o arquiteto urbanista. Segundo Evandro a pista de skate foi construída sobe os moldes de um antigo chafariz que havia na praça.

Evandro por muitos anos também foi skatista. O esporte até hoje continua sendo sua paixão. Segundo o arquiteto a pista de skate no centro da cidade foi palco de muitos campeonatos. No primeiro deles, ele ficou em segundo lugar. Nas fotos enviadas pelo arquiteto é possível ver alguns campeonatos da época. Um dos maiores desafios após a construção da pista foi lidar com a discriminação sofrida pelos skatistas. “Éramos visto como marginais. O esporte não era tão difundido. Porém hoje, fico feliz em ter contribuído um pouquinho para que outros jovens possam praticar também este esporte e mais feliz ainda por ver o cuidado que tiveram com a nossa pista”, destaca Evandro.

Reinauguração pista de skate: Um dia inteiro recheado de atrações culturais. Assim será a reinauguração da pista de skate localizada na praça Walter Zumblick próximo ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. O evento ocorre no dia 24, com início às 10 horas e segue até as 22 horas. Saiba mais sobre a programação de reinauguração neste link.

 

 

Priscila Ladislau/PMT