Projeto do Setor de Grupos da FMDS vence prêmio estadual

O projeto desenvolvido com as voluntárias dos Grupos de Idosos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social – Relatos Histórias de Vidas, em parceria com o projeto Memórias de Tesouros Vividos, venceu o estadual Elizabete Anderle, de estímulo à cultura.

 


O objetivo do trabalho é resgatar a cultura oral, e contou com a participação do grupo de Idosos “Oficinas da Sabedoria”. A pedagoga responsável pelo projeto, Júlia Maria Damázio Rodrigues, participou do prêmio em 2019, sempre com a intenção de colocá-lo em execução em 2020.

 


No entanto, devido à pandemia, as histórias vividas pelas integrantes do grupo de idosos foram registradas através da internet, por aplicativos como o WhatsApp. Ainda assim, quando se fez necessário, foram efetuadas visitas in locu.

 


As histórias colhidas foram digitalizadas, impressas e encaminhadas para as crianças que estudam na COMBENTU, que, por sua vez, as ilustraram, para que fossem contadas posteriormente pela pedagoga.

 


Neste sábado (10), das 14 às 17 horas, acontecerá uma exposição do material colhido durante o processo dos trabalhos do Projeto, no Espaço Massa Madre, localizado na margem da Rodovia SC-370, no bairro São Martinho.