Profissionais de Saúde: Ministério da Saúde retifica ordem prioritária para receber a vacina contra a Covid-19
O Ministério da Saúde (MS) emitiu um ofício às Coordenações Estaduais de Imunizações, retificando as orientações técnicas sobre a vacinação do grupo prioritário dos Trabalhadores da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No ofício, foi corrigida a ordem dos profissionais de saúde que receberam a vacina em Tubarão e em todo o Brasil, prioritariamente.
A nota reforçou que se consideram trabalhadores da saúde os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde.
Portanto, a nova ordem que a Fundação Municipal de Saúde vai seguir é: equipes de vacinação que estiverem envolvidas na vacinação; trabalhadores das instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas; trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e demais trabalhadores de saúde.
Destaca-se que aqueles que trabalham em academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação. Para mais detalhes referente a nota do Ministério da Saúde, veja o documento em anexo.