Idosos com mais de 90 anos e profissionais da Saúde, na ativa, com mais de 60 anos são imunizados

A imunização contra a Covid-19 para idosos a partir dos 90 anos e para os profissionais da área da Saúde, na ativa, a partir dos 60 anos, no estacionamento do Farol Shopping (no sistema drive-thru), ocorreu nesta sexta-feira (12), em meio a um cenário que misturava alegria, descontração e, sobretudo, renovação da esperança. A expectativa da Fundação Municipal de Saúde é vacinar cerca de 500 pessoas nessa etapa de enfrentamento da pandemia.

 

Antes das 9 horas, horário marcado para início da vacinação, uma longa fila de veículos se formava diante das cancelas do estacionamento, na rua João Pessoa, seguindo pela rua Lauro Müller. Agentes da Guarda Municipal estavam no local para organizar o trânsito e prestar orientações aos motoristas que levavam os idosos.

 

A primeira idosa a chegar no terceiro piso do estacionamento, onde foi montada toda a estrutura da Saúde, foi Carmen Mendes Stapazzoli, de 92 anos, que estava acompanhada por uma filha. Minutos depois, também no banco do caroneiro, chegava o padre Raimundo Ghizzoni, 95 anos. Ele estava na praia de Itapirubá, onde permanece em isolamento social, e chegou animado para o procedimento. “É um momento importante”, disse o padre, que depois recebeu o adesivo com a mensagem “Xô corona, agora estou protegido”, para exibir na camisa.

 

Outro tubaronense bastante conhecido que recebeu a vacina durante amanhã foi o escritor e farmacêutico Lindomar Cardoso Tournier, de 99 anos. O prefeito Joares Ponticelli cumprimentou os idosos e os acompanhantes na primeira hora de vacinação.

 

“A felicidade dos idosos ao chegar para serem vacinados era visível, foi uma manhã de alegria e esperança. É mais uma pequena parte da população imunizada e assim, aos poucos, vamos superando essa pandemia”, comentou.
O levantamento da quantidade de pessoas imunizadas será feito nos próximos dias, quando for concluída a vacinação dos idosos a partir de 90 anos que estão acamados e serão visitados pelas equipes da Fundação Municipal de Saúde.

 

Próximas vacinas

 

A imunização da população de Tubarão é planejada semana a semana, dependendo ainda do envio das doses do Ministério da Saúde