Black Friday: Procon Alerta
Realizada anualmente no Brasil, desde 2010, a mega promoção “Black Friday” será realizada na próxima sexta-feira, (27).
Diante disso, O Procon de Tubarão alerta sobre os direitos dos consumidores, pois mesmo sendo uma data em que os valores estão mais acessíveis, o consumidor deve ficar atento para não cair em “pegadinhas”.
Portanto, esteja atento às seguintes orientações:
– Todos os direitos do consumidor são válidos, mesmo se tratando de produtos na promoção;
– Sites confiáveis possuem um cadeado e endereço eletrônico HTTPS, pois as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais.
– Realizar um cadastro no site em que deseja realizar as compras e monitorar preços dias antes da Black Friday para verificar se as ofertas anunciadas estão sendo cumpridas;
– Procurar no site as informações sobre o fornecedor, tais como CNPJ, nome da empresa e telefone para contato;
– Todos os produtos expostos na vitrine devem conter a informação sobre o preço, o valor total a prazo, bem como o número de parcelas;
– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor terá o prazo de 07 (sete) dias para “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra. O prazo começa a contar a partir da data da compra ou do recebimento do produto;
– Solicitar a nota fiscal do produto e guardar os comprovantes, pois eles facilitarão possíveis trocas e garantias;
– Se a compra foi realizada em Loja Física e o consumidor teve a oportunidade de verificar o tamanho e todas as características do produto, a troca só será realizada se o produto apresentar defeito;
– Garantia: Mesmo na promoção, todos os produtos possuem garantia, se não for a contratual, será a garantia legal (90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis);
– Todos os produtos de mostruário também possuem garantia. O consumidor deve exigir que o vendedor anote na nota fiscal os possíveis defeitos que o produto possa apresentar, pois, caso o produto venha a apresentar qualquer tipo de problema no prazo da garantia que não tenha sido relatado na Nota Fiscal, ele poderá exigir do fornecedor o reparo ou a devolução do dinheiro;
De acordo com a Coordenadora do Procon, Andresa Fontanela, além dessas orientações, os consumidores devem ficar atentos com promoções muito atrativas e valores abaixo da média, “pois os preços podem parecer tentadores, mas na maioria das vezes são estratégias para ludibriar os consumidores, como por exemplo, dobrar o valor do produto na véspera e aplicar o desconto de 50% na promoção”, observa.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone: 3621-9818 ou pelo e-mail procon@tubarao.sc.gov.br