Estudo dos 100 primeiros dias da pandemia em Tubarão é publicado em revista científica
“Parceria de serviços de saúde públicos e privados com a academia, no combate à COVID-19: relato de experiência em Tubarão, Santa Catarina”, este é o título do artigo publicado recentemente na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, periódico científico da secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.
O artigo apresenta as iniciativas desenvolvidas no município, nos primeiros 100 dias de pandemia, por meio da parceria entre o poder público e organizações privadas.
O estudo contou com a participação de profissionais do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de infectologistas do município, gestores e pesquisadores da Unisul e gestores da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão e apresenta as experiências, os protocolos, os documentos, a avaliação e a evolução da Covid-19 no município naquele período.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Daisson Trevisol ressalta que a publicação do artigo em uma das mais destacadas revistas de saúde no Brasil é um importante reconhecimento. “É uma ação muito interessante, que demonstra que toda vez que unimos esforços em prol da pandemia ou de algum objetivo em comum, teremos êxito. E é dessa forma, por meio da parceria, que trabalhamos desde o início aqui em Tubarão”, atesta.
A Epidemiologia e Serviços de Saúde, revista do Sistema Único de Saúde do Brasil, pode ser acessada aqui.