Com testagem intensificada, 90% dos casos confirmados em Tubarão estão curados

Há cinco meses com o novo coronavírus circulando em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua reforçando medidas de prevenção para diminuir a transmissão entre os habitantes. Uma das principais ações é a testagem em massa na população, onde, até o momento, através de recursos públicos e particulares, aproximadamente 20% dos habitantes realizou o exame para a detecção da Covid-19.

 

Com um pico de casos confirmados no final de julho, o município ampliou as maneiras e periodicidade das testagens a fim de tentar diminuir a contaminação desenfreada da doença. Desde lá, foram estabelecidas ações rotineiras e efetivas na luta contra a Covid-19, como ressalta o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol. “Com essa situação, ampliamos os nossos serviços, buscando atender melhor a população neste momento. Testando, verificando e isolando os casos, sempre que confirmado”, descreve.

 

A atitude vem refletindo na diminuição dos casos confirmados por semana na cidade. Atualmente, conforme os dados do painel de dados da Covid-19 de Tubarão, mais de 4,5 mil habitantes contraíram o coronavírus, porém, deste total, 90% estão “curados” da doença. “Ações como a quarentena, aumento da testagem com os testes rápidos e a intensificação dos serviços do COEMS fez com que nós vencemos um dos nossos maiores picos. Porém, não podemos relaxar. Temos que continuar reforçando os cuidados, como distanciamento, máscaras e higienização das mãos”, salienta Daisson.

 

Os exames aplicados durante esse período somam quase 22 mil testes. Destes, mais de 17 mil são oriundos de recursos ofertados pela Fundação Municipal de Saúde, como aquisição, doações e PCR. Ainda, mais de quatro mil foram realizados de maneira particular, entre testes rápidos, sorológicos e PCR. É importante ressaltar que neste total estão incluídas realizações duplas de exames que aconteceram em alguns casos, como os profissionais de saúde ou de exames inconclusivos.