Campanha Agosto Lilás busca o fim da violência contra a mulher
Nesta sexta-feira (7), quando completa 14 anos da Lei Maria de Penha, começa de maneira mais efetiva as ações do Agosto Lilás, movimento que busca conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher. Em Tubarão, o departamento de Direitos Humanos (DDH), da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), preparou uma programação para celebrar o período.
As palestras e os vídeos são direcionadas às mulheres atendidas pelos diversos serviços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os links para assistir as atividades serão repassados individualmente através de aplicativo de telefone celular.
Programação:
Dia 10 – Apresentação do vídeo: “Não confunda amor com abuso”.
Dia 13 – Palestra: “Idealização das vítimas de violência: contribuições do feminismo para o combate a violência contra a mulher” | Conselheira Celina Lazzari – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Mediação: Aleida Cardoso Corrêa – presidente do CMDM e coordenadora Municipal do departamento de Direitos Humanos/DDH-FMDS.
Dia 17 – Roda de conversa com as técnicas do CREAS e do CRAS.
Dia 20 – Intervenção vídeo: “Interseccionalidade e outros olhares: violência contra mulheres negras pelo viés da Lei Maria da Penha”. Participação de Aleida Cardoso Corrêa. “Subjetividades da mulher vítima de violência doméstica em tempos de pandemia”. Participação de Maria Izabel de Amorim – Psicóloga do departamento de Direitos Humanos /DDH-FMDS.
Dia 24 – Bate papo on-line sobre violência doméstica com a psicóloga Maria Izabel de Amorim (Rotary Clube de Tubarão).
Dia 27 – Palestra: “Eficiência da Lei Maria da Penha na vida de Mulheres Transexuais” – Maria Lis Cardoso / coordenadora da secretaria de Desenvolvimento de Projetos da Associação LGBTQIA da Amurel.
Dia 29 – Finalização com sugestões de vídeos sobre violência doméstica e relacionamento abusivo