Memória Esportiva #3: conheça o nadador Lucas Remor, primeiro medalhista de modalidade individual do JASC por Tubarão

A velocidade que você demora para terminar de ler esta frase é maior do que você leva para piscar seu olho. E a ação já é rápida, concorda? A metáfora é importante para entender a pequena diferente de tempo que coloca – ou não – um atleta no pódio. Foi assim há 11 anos. Os exatos 48 centésimos colocaram o nadador Lucas Mendes Remor no pódio do 49º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Chapecó. Com o tempo de 2’12’’25, o tubaronense conquistou o terceiro lugar dos 200 metros medley. Conquista histórica para Tubarão, pois foi a primeira medalha em modalidade individual que o município conquistou na disputa, desde o início da participação na década passada. é “Um resultado que precisa ser valorizado”, avalia Stélio Dias Teixeira, diretor da Comissão Municipal do Esporte (CME) de Tubarão, em 2009.

 

 

Ao lembrar do episódio, Lucas revela que quando terminou de nadar a prova e viu a classificação, não acreditou. “Eu olhei para meu treinador, fiquei meio na dúvida, aí nem comemorei. Mas logo que saí da água e saiu o resultado oficiei, vi que realmente tinha dado certo”, recorda. Além do talento, o feito também teve doses estratégicas. Na natação, geralmente, os competidores enfrentam diversas provas, em um mesmo dia. Isso causa desgaste, até para aquele com o melhor preparo físico. Ao pensar nisso, o atleta conta que optou por não encarar uma prova antes daquela que foi a grande final vitoriosa. “Queria me poupar para essa que tinha chance de medalha”, relembra, feliz, pela escolha certeira da época.

 

 

Hoje, aos 28 anos de idade, sente-se honrado de (re)visitar a fase tão marcante para participar da série “Memória Esportiva” (clique aqui).

 

Ele que ainda guarda com carinho a medalha tão especial para o esporte tubaronense e contribuiu para o nascimento da Associação Tubaronense de Natação (ATN), entre o final de 2008 e início de 2009. É o que afirma o técnico Eduardo Morini, orgulhoso de puder ter lapidado o talento do jovem durante a carreira esportiva. “É com muito orgulho que gostamos de falar do Lucas, de relembrar de todas as suas, todos os destaques, ao trazer grandes resultados para o município”, completa o treinador, que ressalta ainda o pioneirismo do nadador em competições nacionais, sendo o primeiro atleta da ATN a competir Campeonato Brasileiro.

 

 

O esporte sempre presente

 


Até os 19 anos, a natação foi o único esporte que Lucas teve contato. Ainda pequeno, nos três primeiros ciclos de vida, ele teve uma breve experiência na piscina, que durou aproximadamente seis meses. Mas foi quando descobriu uma lesão na coluna que estar na água passou ser uma necessidade diária. “Tinha um desvio, uma escoliose. O médico disse que a natação poderia ajudar no fortalecimento. Foi onde eu realmente onde tudo começou”, explica o ex-nadador, que, apesar de parar com o alto rendimento, não abandonou por completo o esporte nos dias atuais. Quem adentra no meio competitivo sabe o quanto é uma paixão viciante estar e sentir o corpo no limite. Assim, há pouco tempo, antes da pandemia, Lucas conta que praticava Crossfit.

 

Modalidade em que pode organizar até um grande evento na Cidade Azul. Trata-se do Shark Challenge, competição realizada no Farol Shopping, em junho de 2019.