Sistema de monitoramento de isolamento social vai ser disponibilizado aos tubaronenses

O município de Tubarão contará, a partir da próxima semana, com mais uma ferramenta para combate à Covid-19.

 

A prefeitura de Tubarão vai disponibilizar aos estabelecimentos comerciais, um sistema de monitoramento, que, por meio do código QRCode, vai possibilitar à gestão municipal medir o percentual de pessoas que estão circulando pelos ambientes, de modo a evidenciar o isolamento social.

 

O sistema foi desenvolvido e ofertado sem custos ao município pela empresa ME Estacionamento (Grupo Minha Entrada), e possibilitará que, ao entrar em um estabelecimento, a pessoa faça um check in e ao sair realize o check out pelo smarthphone ou pelo código QRCode dos cartazes impressos disponíveis nos locais participantes.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo ressalta que, a partir da semana que vem, o sistema passará a funcionar como um piloto, de forma orientativa, para que as empresas possam se adaptar e as pessoas baixem o aplicativo. “Depois deste período de adaptação, os estabelecimentos deverão disponibilizar aos clientes, que não são obrigados a utilizar, mas é altamente recomendado que todos usem, pois assim vamos conseguir fazer o monitoramento e conferir como está o percentual de isolamento social em nossa cidade”, explica.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol salienta, no entanto, que objetivo não é punir e sim orientar. “Não é uma ferramenta punitiva, é uma ferramenta orientativa. Não vamos punir o cidadão que, eventualmente, não estiver utilizando, mas vamos cobrar das empresas que disponibilizem em seus estabelecimentos”, frisa.

 

Daisson reforça ainda ao que saber o percentual de pessoas que estão circulando pelos ambientes, é possível alertar, ou até mesmo solicitar à Vigilância Sanitária que ajuste as situações. “Se constatarmos um local com excesso de pessoas, extrapolando os limites, poderemos orientar proprietários e clientes. E o próprio cidadão vai poder verificar se o estabelecimento está liberado para entrada, ou já tem trinta por cento de ocupação e assim, poderá optar por não entrar. Então, o principal benefício desta ferramenta é monitorar o isolamento das pessoas, verificar quantas pessoas do município estão circulando, o que é importante para conter o contágio de Covid-19”, pontua.

 

Tanto para empresas quanto para os cidadãos será disponibilizado material orientativo em relação ao acesso e uso da tecnologia, este material deverá ser disponibilizado até a próxima segunda-feira (03), acompanhado de outras orientações para as empresas, como por exemplo a medição de temperatura dos clientes.