Dia Nacional da Imunização: sua caderneta de saúde está em dia?

Celebrado anualmente em 9 de junho, o Dia Nacional de Imunização é um reforço nacional a importância de manter as vacinações em dia. Hoje, as vacinas são fortes aliadas no combate e prevenção de doenças, inclusive as que já foram erradicadas. Em alusão a este dia, a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão (FMS) ressalta a disposição de vacinas que compõe o Calendário Nacional de Vacinação brasileiro.

 

As doses de rotinas, ofertadas pela rede pública de saúde, somam 20 tipos de vacinas, além de outros imunobiológicos que são liberados somente com requisição médica para condições especiais, como por exemplo a pneumo 13 e pneumo 23. Esse total é responsável por prevenir mais de 15 doenças infectocontagiosas.

 

Por isso, é cada vez mais importante as pessoas estejam em dia com a caderneta de vacinação, principalmente as crianças. “Elas estão mais suscetíveis, porque o sistema imunobiológico ainda está em formação, então por isso é tão importante manter a vacinação infantil em dia”, ressalta a enfermeira da Atenção Básica Shaiane Salvador.

 

Para continuar mantendo a saúde em dia, compareça em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), com sala de vacina ou na Sala de Vacina da Policlínica Central, e verifique. Não deixe para depois, se prevenir ainda é a melhor forma de se proteger.

 

As vacinas são seguras?

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de avaliar e aprovar a liberação de todas as vacinas usadas em território brasileiro, além de monitorar após o licenciamento a fim de garantir os bons resultados.

 

As vacinas são altamente seguras e raramente ocasionam reações, como febre, dor no local ou vermelhidão. Os benefícios, no entanto, são mais efetivos e comprovados. “Ainda que sejam produzidas por vírus e bactérias atenuados e inativados, elas não são capazes de deixar as pessoas doentes. Estes trabalham no organismo para estimular uma resposta das células de defesas, responsáveis por produzir os anticorpos contra essas doenças”, explica Shaiane.