Prefeitos da AMUREL adiam volta do transporte coletivo
Em assembleia, por videoconferência, na tarde desta sexta-feira (5), os prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), voltaram atrás e estabeleceram nova data para o retorno do transporte coletivo municipal.
A assembleia foi conduzida pelo prefeito de Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi, que assumiu a presidência da entidade. Participaram os prefeitos, os secretários de saúde e a assessoria jurídica da entidade. A decisão da última assembleia, que previa para o dia 8, a volta do funcionamento do transporte coletivo, municipal e intermunicipal, teve que ser revista, haja vista a impossibilidade de acessar os dados técnicos que o Estado ficou de apresentar, através do que foi chamada de “ferramenta epidemiológica”.
Tanto o decreto estadual recente, que transferiu aos prefeitos a responsabilidade por esse tipo de decisão, quanto a manifestação do Ministério Público, exigem que dados técnicos sobre a situação da pandemia, sejam levados em conta para a montagem dos protocolos necessários às atividades. Como a ferramenta prometida pelo Estado ainda está inacessível, os prefeitos decidiram criar um Comitê Extraordinário de acompanhamento da pandemia na região, formado por um profissional de cada município, a fim de analisar e medir os riscos sanitários. Estes números serão levados em conta para a confecção dos protocolos necessários para o funcionamento das atividades, como o transporte coletivo. Ainda assim esses protocolos devem ser aprovados pela vigilância sanitária estadual.
Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que foi defensor da volta do transporte público já na próxima semana, o adiamento representa mais sofrimento à população, que aguardava a medida. “Mais uma vez os prefeitos foram pegos de surpresa por uma medida do Governo Estadual que não se concretizou. Os usuários do transporte coletivo, que já são bastante prejudicados com a atual situação, terão que esperar até que seja possível definirmos a esperada volta da atividade”, enfatizou Joares.
O comitê criado pela Amurel já deve se reunir no final de semana para iniciar os estudos necessários e subsidiar as decisões dos prefeitos, que devem se reunir novamente no início da semana. Já a previsão para a volta da circulação de ônibus do transporte coletivo nos municípios, deve acontecer somente a partir do dia 15 de junho.