34,7 mil tubaronenses já se imunizaram contra a gripe

Com a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, os grupos prioritários terão até dia 30 de junho para se imunizar. Em Tubarão, de acordo com os dados desta quarta-feira (3), são mais de 34,7 mil pessoas vacinadas, resultando em 87,56% da cobertura vacinal atingida. A campanha, durante esse período, está destinada a todos as pessoas que pertencem aos grupos prioritários.

 

Apesar desses números positivos, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que quem ainda não se imunizou deve comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes. “Ainda há grupos de riscos que não atingiram os 90% previstos pelo Ministério da Saúde. Então, é importante se vacinar, para que não tenhamos um problema com o inverno que está próximo e tende a ser muito frio na região, o que favorece o contágio de gripes e resfriados”, relata o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

Quem pode se imunizar:

 

Pessoas de 60 anos e mais de idade; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; motorista e cobrador de transporte coletivo; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 

Pacientes crônicos e condições clínicas especiais: pessoas com doenças respiratórias crônicas, cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas, neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos de grau III, transplantados ou portadores de trissomias.

 

Números da Campanha

 

Grupos prioritários que precisam atingir, ao mínimo, 90% da meta:

 

Idosos: 115,60% – 13.958 unidades aplicadas;

Trabalhadores da saúde: 117.84% – 3.250 unidades aplicadas;

Puérperas (até 45 dias depois do parto): 90,91% – 150 unidades aplicadas;

Gestantes: 55,42% – 557 unidades aplicadas;

Crianças (seis meses a menores de seis anos): 57,58% – 3.685 unidades aplicadas;

Adultos (55 a 59 anos): 50,65% – 2.722 unidades aplicadas.

 

Doses aplicadas de grupos sem cobertura vacinal:

 

Doentes crônicos e condições clínicas especiais: 8.589 unidades aplicadas;

Professores do município: 1.084 doses aplicadas;

Caminhoneiros: 589 unidades aplicadas;

Motoristas de transporte coletivo: 110 unidades aplicadas;

Pessoas com deficiência: 49 unidades aplicadas.