Prefeitos da Amurel decidem pela volta do transporte coletivo e atividades práticas no Ensino Superior

A assembleia, que além dos prefeitos contou com a presença de secretários municipais de saúde e educação, decidiu por acatar as sugestões de datas destacadas no decreto estadual, que marcam o fim da quarentena para algumas atividades.

 

Na próxima segunda-feira, dia 8, o transporte coletivo, municipal e intermunicipal, voltará a funcionar. O que ainda falta ser definido, no entanto, é o protocolo sanitário para esse funcionamento. As regras devem ser definidas até a próxima quinta-feira (4), após algumas reuniões com os setores envolvidos e as áreas de Saúde dos municípios.

 

Da mesma forma, alunos que precisam desenvolver atividades práticas e estágios obrigatórios, em alguns cursos universitários, também retornarão às atividades nesta segunda-feira (8). Um protocolo de procedimentos também vai ser elaborado para esses casos.

 

As medidas serão homologadas por decretos individuais em cada município, seguindo orientação da Amurel. Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, essas primeiras liberações são essenciais para o retorno à normalidade das áreas envolvidas. “O transporte coletivo tem feito falta a muitos profissionais que retornaram ao trabalho. Com essa liberação, pelo menos nesse setor, os problemas causados pela pandemia serão dirimidos”, definiu Joares.

 

Outras liberações que já têm data estipulada pelo decreto estadual serão estudadas e decididas em novas assembleias da Amurel. É o caso das aulas das redes públicas municipais e a realização de eventos abertos ao público.