Posto farmacêutico: com um ano de funcionamento mais de oito mil atendimentos foram realizados
Com objetivo de facilitar o acesso aos tratamentos, há um ano um posto farmacêutico foi instalado na Policlínica Central para atender os pacientes no horário estendido. Assim, após consultar e ter necessidade de um medicamento, o paciente consegue garantir o início do tratamento, o que já resultou em mais de oito mil atendimentos.
De acordo com o coordenador da farmácia do município, Philipe Honório, a ação é a garantia que o paciente inicie de forma correta o tratamento e tem recebido bastante elogios da população. “Aqui, o paciente recebe a prescrição e já sai com o medicamento em mãos. É uma ampliação no serviço que garante a assistência na adesão e que temos recebido bastante comentários positivos dos pacientes”.
Durante a pandemia, com a mudança de diversos serviços na Fundação Municipal de Saúde (FMS), o posto farmacêutico também teve que se readaptar. Nesse período, o coordenador conta que a assistência funciona um horário integral, das 7 às 22 horas, e disponibiliza alguns medicamentos de uso controlado da portaria nº 344, mas que são por tempo determinado, até todo os setores voltarem a antiga rotina.
Importante ressaltar que esse posto farmacêutico é restrito para quem foi atendido na policlínica e só aceita receita dela.
Números mensais
Junho de 2019: 392 atendimentos;
Julho de 2019: 591 atendimentos;
Agosto de 2019: 687 atendimentos;
Setembro de 2019: 719 atendimentos;
Outubro de 2019: 641 atendimentos;
Novembro de 2019: 623 atendimentos;
Dezembro de 2019: 655 atendimentos;
Janeiro de 2020: 554 atendimentos;
Fevereiro de 2020: 541 atendimentos;
Março de 2020: 927 atendimentos;
Abril de 2020: 800 atendimentos;
Maio de 2020: 1.036 atendimentos.