Posto farmacêutico: com um ano de funcionamento mais de oito mil atendimentos foram realizados

Com objetivo de facilitar o acesso aos tratamentos, há um ano um posto farmacêutico foi instalado na Policlínica Central para atender os pacientes no horário estendido. Assim, após consultar e ter necessidade de um medicamento, o paciente consegue garantir o início do tratamento, o que já resultou em mais de oito mil atendimentos.

 

De acordo com o coordenador da farmácia do município, Philipe Honório, a ação é a garantia que o paciente inicie de forma correta o tratamento e tem recebido bastante elogios da população. “Aqui, o paciente recebe a prescrição e já sai com o medicamento em mãos. É uma ampliação no serviço que garante a assistência na adesão e que temos recebido bastante comentários positivos dos pacientes”.

 

Durante a pandemia, com a mudança de diversos serviços na Fundação Municipal de Saúde (FMS), o posto farmacêutico também teve que se readaptar. Nesse período, o coordenador conta que a assistência funciona um horário integral, das 7 às 22 horas, e disponibiliza alguns medicamentos de uso controlado da portaria nº 344, mas que são por tempo determinado, até todo os setores voltarem a antiga rotina.

 

Importante ressaltar que esse posto farmacêutico é restrito para quem foi atendido na policlínica e só aceita receita dela.

 

Números mensais

 

Junho de 2019: 392 atendimentos;

Julho de 2019: 591 atendimentos;

Agosto de 2019: 687 atendimentos;

Setembro de 2019: 719 atendimentos;

Outubro de 2019: 641 atendimentos;

Novembro de 2019: 623 atendimentos;

Dezembro de 2019: 655 atendimentos;

Janeiro de 2020: 554 atendimentos;

Fevereiro de 2020: 541 atendimentos;

Março de 2020: 927 atendimentos;

Abril de 2020: 800 atendimentos;

Maio de 2020: 1.036 atendimentos.