NASF promove atividades físicas online para alunos e comunidade
No momento de pandemia, as organizações de saúde pedem que as pessoas, sempre que possível, fiquem em casa, mas isso não quer dizer que elas devem ficar paradas. E com esse objetivo a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) iniciou, na última sexta-feira (15), as aulas online de atividades físicas. A ação foi destinada para cerca de 500 alunos dos grupos de atividades dos bairros do município, mas pode beneficiar a todos que se interessarem.
As aulas, que antes aconteciam de segunda a sexta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade, agora terão só um caminho, a tela do computador ou do celular. Com três encontros semanais agendados nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30. O canal “Saúde e Movimento” é ministrado pelos professores Alemão Locks e Thais Farias e tem como objetivo auxiliar todos os participantes a manterem se saudáveis neste momento de isolamento social.
São sequências de atividades simples, mas necessárias, explica o profissional de educação física, Alemão Locks. “A maioria dos nossos alunos são pessoas que pertencem a grupos de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos e que são as pessoas que mais precisam estimular o organismo, porque necessitam fortalecer a imunidade e o sistema cardiovascular. E esse canal, vai poder atender essa população sem que eles corram riscos ao se encontrarem com outras pessoas”, comenta.
A expectativa da coordenadora do NASF Carina de Bona Portão é positiva e, salienta como a ação pode trazer resultados benéficos para os alunos. “Como eles já conhecem a população, como são grupos atuais, eles estão conseguindo manter as atividades que já era realizadas antes. É importante para a saúde física, mental e emocional. E para tentar se manter o mais próximo da rotina existente antes da pandemia”.
Os participantes assistem às aulas online e são orientados a fazerem exercícios, alongamentos e alguns circuitos. Tudo é realizado de maneira que todos consigam fazer, com objetos que tem dentro da própria residência, de maneira que possam continuar estimulando o bem-estar e a saúde. “É legal, porque eles fazem as atividades com os materiais que possuem em casa. A vassoura vira bastão e os quilos de alimentos viram os pesinhos”, conta o professor.
Mas não são só os alunos podem participar. Toda sociedade pode ser beneficiada. É só entrar no canal por este link e assistir às aulas. Elas acontecem de maneira online, mas são salvas e ficam depositadas no site. Assim, é possível se exercitar a qualquer hora e quando possível.