Iniciadas as obras de canalização da “vala dos ferroviários”
Moradores do bairro Oficinas que passaram na manhã desta quarta-feira (13) no cruzamento das ruas dos Ferroviários com a José Nicolau de Carvalho observaram as primeiras movimentações de uma obra aguardada há mais de 30 anos: a canalização da “vala dos ferroviários”. Os trabalhos devem continuar por seis meses e gerar benefícios que contemplam saúde pública, mobilidade e urbanização.
O investimento do município na iniciativa é de R$ 414.598,84. O projeto é dividido em dois lotes, o primeiro com 72 metros de extensão e prazo de execução de quatro meses, e o segundo de 20 metros e prazo de execução de dois meses.
O fechamento desse trecho garante aos moradores da região uma série de melhorias. A primeira delas é a saúde pública.
“Mais importante que o asfalto ou um calçamento é a saúde das pessoas e o cenário atual do local não combina com saúde. A canalização afasta o risco de transmissão de doenças, melhora o visual do local e eleva a autoestima da comunidade”, diz o prefeito Joares Ponticelli.
A obra ainda impacta a urbanização e a consequente valorização imobiliária e a mobilidade e trânsito. Com a canalização, a prefeitura poderá, no futuro, fazer o prolongamento da Rua dos Ferroviários, que continua no loteamento Saul Wanderlind por mais 170 metros.
Para a colocação das primeiras aduelas, a empreiteira responsável pelas obras fez uma espécie de barreira de contenção para o bombeamento de toda a água para o lado oposto. Com o espaço seco, será feita a colocação das chamas “pedras-pulmão”, que darão ao solo a estabilidade necessária para receber as aduelas 2,5 toneladas cada.