Melhorias são proporcionadas com execução de obras estruturantes

Equipes da secretaria de Infraestrutura estão executando obras estruturantes em diversos bairros para garantir melhorias aos cidadãos tubaronenses. Algumas delas estão em fase de conclusão, enquanto outras, estão iniciando.

 

Uma das mais complexas e importantes obras executadas nas últimas semanas, foi a implantação da rede de drenagem pluvial em uma rua ainda sem denominação, no bairro Passo do Gado, às margens do muro da FTC – Ferrovia Tereza Cristina. A etapa de drenagem foi concluída, mais de 500 tubos foram colocados, levando saneamento básico a diversas famílias. Agora, um trabalho de lastreamento e patrolamento será executado para melhorar as condições de trafegabilidade da via.

 


Em fase inicial, as equipes executam a limpeza das calhas da vala e, com aterro, estão formando uma contenção para iniciar a canalização da chamada “vala dos ferroviários”, no cruzamento das ruas do Ferroviário e José Nicolau de Carvalho, em Oficinas. As primeiras aduelas de concreto já estão no local, ao todo, serão necessárias 85 peças, formando uma canalização com 92 metros de extensão. “Ambas as obras de drenagem pluvial eram reivindicações antigas dos moradores, já que o esgoto in natura era jogado na vala em céu aberto. Essa é uma questão de saúde pública, pois investir em saneamento básico é investir em saúde”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Guilherme Daufenback.

 


No bairro Fábio Silva, após receber reclamações sobre uma tampa de bueiro quebrada, as equipes foram até o local, resolveram o problema e também efetuaram a limpeza das bocas de lobo na rua Jovelino Caetano Barbosa. Seguindo com os serviços de drenagem, foi executada a ligação de esgoto residencial na rua Santa Catarina, no São João Margem Esquerda.

 


A chamada ponte de madeira do São Geraldo, localizada na rua João Adolfo Corrêa, está recebendo os trabalhos para a reforma da estrutura. Após remoção das tábuas laterais, da base e auxiliares, foi identificado que a madeira de sustentação está podre. Assim, será necessário um caminhão muck para fazer a substituição dessa viga de madeira e avançar com a reforma da ponte.

 


Os serviços de patrolamento seguem em execução nas estradas de chão do bairro Humaitá de Cima e São João. Uma máquina retroescavadeira, um caminhão caçamba e a patrola estão executando serviços de rebaixamento das ruas Maria José de Sá, na Vila Esperança, e na Luís Magalhães de Medeiros, no Humaitá de Cima. Ambas receberam os serviços de pavimentação com lajotas pelo programa Se Essa Rua Fosse Minha.