#AtivoEmCasa: futsal feminino segue com os treinos online e em casa

A arquibancada da Arena Multiuso cheia, a bola rolando entre os pés talentosos das jogadoras do futsal feminino de Tubarão, que levantaram a taça naquela final Campeonato da Associação Desportiva do Sul de Santa Catarina (ADESC). Não faz nem seis meses que isso, de fato, ocorreu. Ninguém esperava que o cenário deste ano seria longe da paixão do verdadeiro futsal. “Sinto saudades de sentir o friozinho na barriga antes de entrar em quadra”, relata Helena Demétrio, jogadora de 15 anos.

 

Sem poder ver as amigas do time ou competir, os treinos continuam dentro de casa. “Aqui onde moro tem uma área enorme onde faço os treinos que o nosso treinador passa”, explica. As atividades são divididas em aquecimento, trabalho físico e com a bola. “Mando vídeos específicos para as jogadoras e também para a goleira”, explica o professor André Farias. Agilidade, técnica e potência muscular são algumas valências trabalhadas nos exercícios.

 

E mesmo longe dos ginásios, tem atleta que joga bola quase todos os dias. “Geralmente no fim da tarde, no campinho que temos no quintal de casa, jogo futebol com minha família”, conta Lidiane Mai, de 17 anos. Ela permanece motivada ao longo do confinamento e relata que se manter ativa está fazendo bem para o psicológico. “Os treinos estão sendo de extrema importância, tanto para o nosso físico, como também ajuda nossa mente nesse tempo de pandemia”, finaliza.