Setores da prefeitura realizam atendimento presencial
Nesta segunda-feira (13) teve início a retomada gradual do atendimento presencial em alguns setores da administração pública municipal, após paralisação em virtude das medidas de isolamento social adotadas na cidade devido à pandemia de Covid-19.
Esta retomada foi anunciada pelo prefeito Joares Ponticelli na última semana, e obedece alguns critérios estabelecidos pelos gestores de cada setor, sempre a respeitar todas as medidas profiláticas indicadas pelas autoridades de Saúde, tanto municipais, quanto estaduais e federais, afim de se evitar o avanço do novo coronavírus no município.
Desta forma, observa-se o funcionamento presencial de setores da prefeitura da seguinte maneira:
– Procuradoria Geral do Município: funciona com metade de seu quadro de servidores no período da manhã, e a outra metade à tarde;
– Sala do Empreendedor (Secretaria de Desenvolvimento Econômico): funcionamento normal;
– Fundação Municipal de Desenvolvimento Social: horário normal, e registro de filas no atendimento no CRAS e para alguns programas que funcionam na sede da fundação; CRAS (8 às 19 horas) e CREAS (7 às 19 horas) atendem em dois períodos; serviços de acolhimento institucional e familiar funcionam 24 horas por dia;
– Secretaria de Gestão: horário normal, registrou movimento um pouco acima do normal nos departamentos de contabilidade e financeiro;
– Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil: sistema de plantão, com realização de vistorias pendentes e divisão da equipe para funcionamento em dois turnos;
– Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat): atende em horário normal, com registro de movimentação presencial abaixo do normal, mas dentro do esperado nos atendimentos por telefone e sistemas internos;
– Fundação Municipal de Esporte: horário normal, com formação de grupos de trabalho por período, sendo quatro servidores pela manhã e outros cinco à tarde. O movimento é fraco, com alguns professores realizando agendamentos por telefone;
– Fundação Municipal de Saúde: não interrompeu nenhum serviço, registrou apenas diminuição de fluxo em alguns setores;
– Fundação Municipal de Educação: retomou seu horário normal de atendimento, mas com rodízio de servidores por meio de escalas semanais, além da permanência daqueles funcionários inseridos no grupo de risco permanecerem em home office. Quanto aos atendimentos presenciais, só serão realizados mediante agendamento prévio, através do telefone (48) 3621-9400.
Da mesma forma, outros setores atendem por agendamento, nos seguintes contatos:
– Gabinete do Prefeito: 3621-9013;
– Departamento de Comunicação: 3621-9082;
– Defesa Civil: 199;
– Cosip: 3621-9020;
– Controladoria: 3621-9097;
– Ouvidoria: 98419-7631;
– Procon: 3621-9818
É importante ressaltar que todos os servidores que atuam no atendimento ao público utilizam todos os equipamentos de proteção individual recomendados pelas autoridades de saúde. Os ambientes, mobílias e equipamentos passarão por constante descontaminação com álcool 70%, assim como, ao ingressar nesses locais, as pessoas deverão utilizar álcool gel nas mãos e manter o distanciamento adequado dos atendentes.
As recomendações de como os servidores devem atuar nessa retomada dos trabalhos, estão expressas no Decreto 5.042, de 7 de abril de 2020 e na Portaria nº 1480, publicados na última semna. Alguns setores, principalmente os administrativos, nesse primeiro momento, poderão continuar com servidores atuando em home office, de acordo com a decisão de cada gestor. Funcionários que possuem férias vencidas, principalmente os que compõem grupos de risco, serão incentivados a gozarem férias nos próximos meses, promovendo revezamentos.