#AtivoEmCasa: os desafios da equipe de natação em ficar longe da piscina

Água. Elemento natural tão importante para a natação. Sem ela, o esporte não existe. “É uma modalidade que exige muita sensibilidade. Necesitamos estar boa parte do tempo em contato com o meio líquido”, explica Eduardo Morini, técnico da Associação Tubaronense de Natação (ATN).  Contudo, por conta do isolamento social, obrigatoriamente, a piscina de treinamento precisou ser deixada de lado pelos nadadores de Tubarão. 

 

Diante das perdas, é preciso resiliência para seguir firme e uma boa dose de criatividade. Dentro de casa, Eduardo consegue observar os estímulos alternativos de perto um dos atletas da equipe: seu filho Gustavo Morini. Com 10 anos, o garoto sente saudades do contato com o ambiente aquático. “È chato ficar em casa, pois o bom é estar dentro d’água com os amigos, viajando e brincando nas competições”, relata. 

 

Para tornar as atividades físicas mais atrativas, o professor prioriza explorar todas as capacidades físicas como  a agilidade, o equilíbrio e a força. “Toda semana organizo treinos diferenciados para não ficar entediante”, declara. Ele ainda lembra a importância do esporte nesta faixa etária de idade. É importante motivar, brincar, manter uma relação próxima com a atividade física, não só para se tornar um atleta, mas como beneficiar a saúde desde cedo”, finaliza. 

 

Na equipe adulta, a realidade não é muito diferente da categoria de base. Os treinos se mantêm dentro de apartamentos e quartos. No entanto, há quem tenha vantagens a favor diante da crise. Sendo uma das principais atletas atualmente da ATN, Letícia de Carvalho conta com uma lagoa atrás da casa onde mora. “Tenho o privilégio de ter espaço e uma lagoa à disposição”, revela, agradecida. 

 

Assim, conforme o calendário da Fesporte seguir e a data dos Jogos Abertos oficialmente ser divulgada novamente, ela continua na linha de frente para alcançar, mais uma vez, pódios para a Cidade Azul. É importante lembrar que a ATN conta com o apoio da Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esporte, com o programa Bolsa Técnico e Bolsa Atleta.