Em videoconferência, educadores definem diretrizes para envio de conteúdos aos alunos da rede municipal de Educação
Em videoconferência realizada na tarde de segunda-feira (30), dirigentes da Fundação Municipal de Educação, diretoras das unidades de Ensino Infantil e Fundamental e assessoras pedagógicas definiram, de forma coletiva, as diretrizes que serão adotadas pelo setor educacional tubaronense para garantir a continuidade do aprendizado das crianças e estudantes do município.
Oferecer ensino de forma virtual é uma das maneiras mais eficazes, contudo, a Fundação Municipal de Educação (FME) identificou que algumas famílias não estão conectadas à internet. “Para atender esse público, definimos medidas que serão desenvolvidas de forma conjunta, para que todos os alunos possam ter acesso aos conteúdos e, desta forma, seja possível cumprir os 200 dias letivos para fechar o ano letivo de 2020”, esclarece o diretor-presidente da FME, Maurício da Silva.
Na reunião virtual, foi definido que cada professor enviará, uma vez por semana, para a direção da escola, as tarefas que deverão ser retiradas pelos pais na própria unidade escolar. Os pais que tiverem dificuldade de recolher poderão solicitar apoio à Fundação Municipal de Educação. Nova bateria de exercícios será enviada pelos professores no início de cada semana. A dinâmica será extensiva também às famílias conectadas à internet.
Maurício da Silva salienta que para que a atividade escolar tenha validade como dia letivo, é preciso que cumpra que cumpra os objetivos previstos nos planejamentos (conteúdos novos) determinados pelos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. “Por isso, a primeira semana é experimental e as atividades escolares, por enquanto sem registro no educa web, versam sobre conteúdos já trabalhados e sem contar dias letivos. Ao final desta primeira semana, avaliaremos se temos condição de cumprir os mencionados ‘preceitos’ e submeteremos a dinâmica à apreciação do Conselho Municipal de Educação”, explica.
O diretor-presidente da FME destaca ainda que duas grandes preocupações são manter o isolamento social, como recomendam as autoridades, e evitar que os alunos percam o ano letivo. “Qualquer que seja o cenário, é muito importante que os alunos sejam mantidos em conexão com as atividades escolares, mesmo que a distância. Isso diminuirá, e muito, as dificuldades pedagógicas no momento do retorno das aulas presenciais”, afirma Maurício.