COEMS passa dos três mil atendimentos em uma semana

O Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), criado pela Fundação Municipal de Saúde para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19, doença pandêmica causada por um novo tipo de coronavírus, registrou até esta segunda-feira (23) 3.104 ligações.

 

Estas ligações podem ser feitas quando a pessoa possui sintomas ou dúvidas diversas sobre a enfermidade, e tudo que está relacionado a ela. Outra função do COEMS é realizar o cadastro daqueles pacientes que, após avaliação, se fazem necessários ser monitorados pelas equipes, ficando em quarentena em suas residências. Este monitoramento é feito por WhatsApp.

 

Acompanhe abaixo a evolução do número de ligações e cadastros realizado pelo COEMS:

 

Dia 17: 107 ligações

 

Dia 18: 764 ligações e 63 cadastros

 

Dia 19: 569 ligações e 23 cadastros

 

Dia 20: 672 ligações e 50 cadastros

 

Dia 21: 372 ligações e 29 cadastros

 

Dia 22: 235 ligações e 10 cadastros

 

Dia 23: 385 ligações – até às 20 horas

 

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre a Covid-19, o COEMS está disponível todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7 às 22 horas. Os números são (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

 

 

DENÚNCIAS – É sabido que Tubarão, e todo o estado de Santa Catarina, encontram-se sob regime de situação de emergência, estabelecido por seus respectivos governos como forma de combate e prevenção à Covid-19. E estes decretos mandam que estabelecimentos diversos não funcionem, dentre eles bares, restaurantes, academias, pizzarias, dentre outros.

 

O descumprimento destas ordens deve ser denunciado pela população, uma vez que colocam em risco a saúde pública em geral. Estas denúncias devem ser feitas à Polícia Militar, que vem realizando, inclusive, rondas constantes pela cidade a fim de garantir que o decreto seja respeitado.

 

No entanto, algumas pessoas têm usado esta ferramenta de maneira equivocada, entrando em contato com o 190 para tirar dúvidas sobre o decreto em si, seu funcionamento, estabelecimentos atingidos, e etc. E esta situação tem trazido problemas à PM, uma vez que as linhas telefônicas ficam congestionadas.

 

Portanto, use este canal de denúncias de forma cuidadosa, de forma correta, e entre em contato com a PM apenas se, de fato, tiver algo a denunciar em termos de descumprimento do decreto.

 

Para sanar dúvidas sobre o decreto, utilize os canais oficiais da prefeitura e do governo do estado, como o seus sites e redes sociais.