Mudas de árvores nativas serão plantadas na Semana Municipal do Meio Ambiente

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat), em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente está promovendo o plantio de mudas de árvores nativas às margens do Rio Tubarão, no próximo sábado (04), a partir das 9 horas. 

Aproximadamente 200 mudas serão plantadas, com a colaboração da organização Voluntários em Movimento, Retrans, secretarias e fundações do município. Este é um trabalho do Programa Nossas Árvores, feito dentro da concepção do Parque Linear, no sentido de recuperação ambiental das margens do rio.

A plantação de mudas entra na programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, e se trata do cumprimento de uma medida compensatória do corte inadequado de árvores que foi feito em 2005, para a conclusão da ciclovia na beira-rio. “Esse processo demandou um projeto de recuperação de área degradada, que demorou em torno de 10 anos para ser aprovado no IBAMA. Recentemente veio a ordem para realizar a medida compensatória”, completa o diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan.

O município teve que fazer o pagamento da compensatória ambiental com o plantio de 260 mudas nativas, porém, dado o tempo desde o corte das árvores, a vegetação regenerou naturalmente e não havia espaço para todas as mudas previstas. Portanto, foi acordado que a Funat plantaria árvores nativas no lugar de algumas exóticas. “Buscamos a recuperação ambiental das margens do Rio Tubarão retirando as falsas seringueiras que foram declaradas em risco pela Defesa Civil, para que nós pudéssemos plantar no local cerca de 10 nativas adequadas àquele local”, declarou Bressan.

O plantio de espécies exóticas prejudica a vegetação local, pois para se adaptar, essas árvores causam desequilíbrio no meio. “Essas plantas invasoras excludentes são prejudiciais a flora nativa, pois geralmente não apresentam ambiente adequado aos predadores locais e por competirem pelo espaço físico com as mesmas por luz, nutrientes e água. Além de possuir características não adequadas ao nosso tipo de solo e clima”, afirma a coordenadora de Meio Ambiente, Renata Porto. O Programa Nossas Árvores orienta as pessoas que desejam fazer algum tipo de plantio, para que não sejam plantadas árvores inadequadas em locais impróprios.

Paralelo ao evento, a Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (AJET) aproveita a logística da Semana Municipal do Meio Ambiente para também realiza a plantação de 160 mudas, com o objetivo de cumprir a meta de resgate de carbono e neutralizar o carbono emitido em suas reuniões mensais. A ação da AJET vai acontecer no Parque das Palmeiras e também funciona para a recomposição da área verde de domínio do município.

Quem tiver interesse em comparecer no plantio de árvores promovido pela Funat, o ponto de encontro será em frente a loja Fragoma (Avenida Patrício Lima, nº 2173) às 9h.

 

Fonte: Decom/PMT