Campanha de Vacinação contra gripe é interrompida por falta de doses

Nesta segunda-feira (23) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) em todo o Brasil. Em Tubarão, nove postos de vacinação e dois drives thru estavam preparados para iniciar a imunização da primeira etapa dos grupos de risco, os idosos e os profissionais de saúde. Com apenas 38% de doses da demanda necessária, a cidade imunizou cerca de cinco mil pessoas e aguarda nova remessa do Ministério da Saúde para dar continuidade a campanha.

 



Desde a última semana, os profissionais de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estavam mobilizados para organizar e montar os postos de vacinação para a campanha. O movimento durante a manhã desta segunda-feira (23) foi intenso e tinha só um objetivo: imunizar os idosos da maneira mais segura.

 



Pela primeira vez na cidade, foram utilizados dois pontos de vacinação por drives trhu, um no Mini Kalzone, no bairro Humaitá e outro na frente da Arena Multiuso, na Vila Moema. A implantação dos drives na campanha teve como objetivo diminuir aglomerações entre os pacientes, assim, eles se protegem contra a gripe sem sair do automóvel, tendo contato somente com a profissional vacinadora. Só nesses dois pontos foram cerca de 800 doses aplicadas durante a manhã.

 



As doses que a FMS possuía foram as enviadas, neste domingo (22), pela Vigilância de Saúde do Estado, através do Ministério da Saúde. A quantidade representa apenas 38% da demanda necessária para a primeira etapa da campanha e para essa fase, idosos e profissionais de saúde, são necessárias quase 15 mil doses em Tubarão.

 

“Nós recebemos apenas essa quantidade e a promessa de que receberíamos mais na segunda. Como a campanha estava programada pelo Ministério, nós não fizemos alteração no cronograma e vacinamos as cinco mil pessoas com as doses que tínhamos do grupo prioritário. Entramos em contato com os órgãos competentes e estamos aguardando nova remessa”, informa o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

Como não chegaram as doses, a campanha teve que ser suspensa. A previsão é que durante os próximos dias cheguem mais. Assim que o reabastecimento ocorrer, a Campanha Nacional de Vacina contra a gripe (Influenza) volta a acontecer em Tubarão.