UVZ identifica responsável por abandono de animais e deixa alerta para crime comum
Na manhã desta sexta-feira (13), próximo a Unidade de Vigilância em Zoonoses, foi abandonada uma caixa com dois filhotes de cachorro. Só que, por descuido, a pessoa que estava com a placa do automóvel coberta e de capacete para não ser reconhecida, acabou deixando uma sacola na caixa que revelou sua identidade. A mulher foi denunciada e responderá criminalmente pela ação.
Mais comum do que se imagina, o abandono e o maus-tratos de animais sempre estiveram presente na sociedade, mas foi em 1998 que essa prática virou crime e os acusados passaram a responder de forma criminal pela ação. A lei 9.605 prevê uma detenção de três meses a um ano e, além disso, uma multa.
A câmera do estabelecimento confirmou a ação, que ocorreu por volta das 5 horas da manhã. A mulher que dirigia um automóvel do modelo “Sandero”, com placas cobertas, saiu do carro de capacete e abandonou os animais. “Com todas essas provas, nós identificamos a placa do carro dessa pessoa, o endereço, os dados e lavramos boletim de ocorrência para que essa pessoa responda por abandono, que é crime”, pontua a coordenadora da UVZ, Gabriela Martins.