Mais de duas mil pessoas se imunizaram durante Campanha contra o Sarampo

A primeira etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) encerra nesta sexta-feira (13). Iniciada no dia 10 de fevereiro, a mobilização visou reforçar o cuidado e a proteção da população, por meio da imunização. Em Tubarão, foram mais de duas mil pessoas que se vacinaram.

 

Como definido pelo ministério, a idade prioritária nesta etapa era de 5 a 19 anos. Porém, no município, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu um aumento da faixa etária, a fim de melhor proteger os tubaronenses. “Foi decidido ampliar para todos que possuem direito a receber a dose, com o objetivo de garantir uma maior proteção, para evitar a transmissão para as pessoas que não se incluem na faixa etária de rotina”, comenta a enfermeira da Atenção Básica Shaiane Salvador.

 

Foram mais de cinco mil pessoas que visitaram os postos de saúde. De acordo com a coordenadora da imunização Juliana Nunes, no período teve bastante adesão da população. “Tivemos uma ótima demanda e a maioria que compareceu nas unidades estava em dia com o calendário vacinal.”

 

É importante reforçar que mesmo sem a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem sala de vacina, e a Policlínica Central tem a dose durante todo o ano, já que faz parte do calendário vacinal. Se não conseguiu se imunizar, compareça em uma UBS e se proteja.

 

Números

Dentre as quantidades de doses aplicadas estão:

 

Menores de 1 ano – 130 doses

de 1 a 4 anos – 177 doses

de 5 a 9 anos – 90 doses

 

de 10 a 14 anos – 115 doses

 

de 15 a 19 anos – 115 doses

de 20 a 29 anos – 320 doses

de 30 a 39 anos – 546 doses

de 40 a 49 anos – 645 doses