Saúde: grupo de contingência de acompanhamento da situação do Covid-19 (coronavírus) se reúne nesta segunda-feira (16)
Devido à preocupação com o atual cenário epidemiológico do país e do estado, diante da pandemia do COVID-19 (Corona vírus), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o prefeito Joares Ponticelli promoverão nesta segunda-feira (16) um encontro para definir estratégias para o controle da doença.
Formado por membros da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), 9ª Gerência Regional de Saúde Tubarão (Gersa), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Hospitais Nossa Senhora da Conceição e Socimed, Unimed e Complexo Médico Pró-Vida, o grupo de contingência tem como objetivo estudar estratégias e ações para prevenir e mitigar os possíveis impactos do vírus em diversas atividades. As ações possuem cunho educativo e esclarecedor, a fim de informar corretamente todos os presentes e buscar a melhor forma de proteger a população.
A partir das 14 horas, dois representantes de cada órgão do grupo e ainda da Fundação Municipal de Educação (FME) e da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), comparecerão no auditório da FMS, para debater o tema.
Após a reunião, os detalhes de fluxo de atendimento e demanda serão repassados para toda a imprensa por meio de uma coletiva. A atividade tem início às 15h30 e terá como participantes os representantes do grupo de contingência; o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol e o prefeito Joares Ponticelli.
“O objetivo da reunião e da coletiva é justamente definir estratégias para melhor atender os casos suspeitos, isolamento de quem teve contato e evitar a propagação do coronavírus no nosso município. Vamos repassar as principais informações sobre o que está acontecendo e o que estamos fazendo para se preparar para a chegada do vírus”, comenta Daisson.
Cenário epidemiológico do estado
Na tarde desta quinta-feira (12) foram confirmados os primeiros casos do novo coronavírus no estado de Santa Catarina. A confirmação aconteceu por meio de uma coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. Os pacientes são um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, ambos casos em Florianópolis.
O homem voltou dos Estados Unidos há 14 dias. Com sinais e sintomas da doença, ele recebeu atendimento no Hospital Baía Sul e através do exame veio a confirmação do vírus. Já a mulher é da Holanda e estava de férias em Florianópolis. Começou a sentir sintomas no último domingo (8) e foi atendida no posto de saúde do bairro Córrego Grande.
Ambos os casos são monitorados e não precisaram de internação hospitalar, de acordo com o secretário de saúde do estado.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas são parecidos com o vírus da gripe. Febre, coriza, dor de cabeça e garganta e, falta de ar podem aparecer, mas ter contato com alguém que apresenta a doença ou chegar de viagem também fazem parte desta lista.
Com sintomas leves da doença, todo paciente deve primeiro comparecer à Unidade de Saúde e lá será avaliado por profissionais que repassarão os próximos passos. “O posto de saúde consegue atender mais rapidamente o paciente e evita que a pessoa vá para o ambiente hospitalar, onde há um fluxo maior de pessoas, havendo risco de se contaminar ou contaminar as outras pessoas”, aponta a gerente de Saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon.
Prevenção
Com o grande fluxo de pessoas transitando no mundo e no Brasil, o vírus pode chegar no estado, mas para evitar que isso prolifere, todos devem começar a praticar as medidas de prevenção.
• Lavar mãos com água e sabão com frequência;
• Evitar sempre tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas;
• Cobrir a boca e o nariz ao espirrar, de preferência com um papel;
• Manter os ambientes ventilados;
• Evitar ambientes aglomerados;
• Limpar locais e objetos que sejam tocados com frequência;
• Evitar contato com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente e utilizar máscara ao sair;
• Quando for tossir ou espirrar vire-se de lado, com a cabeça baixa e coloque o antebraço junto à boca.
Para tirar dúvidas ou orientações, consulte a Vigilância Epidemiológica do município, localizada à Rua Teodoto Tonon, 353, Vila Moema (anexo ao CAES), das 7h30 às 17 horas, ou pelos telefones (48) 3622-5125 / 3632-2693.