Coronavírus: saiba como se proteger contra a doença

Diante do cenário do novo coronavírus no país, é importante reforçar os métodos de higiene que podem prevenir a circulação do vírus. Declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quarta-feira (11), como pandemia, a doença merece atenção e é importante ficar atento aos cuidados que podem fazer a diferença. Em Tubarão não há casos suspeitos ou confirmados.

 


O município de Tubarão, há algumas semanas, tomou medidas internas e prestou orientações. Em reunião com representantes de órgãos públicos e privados da cidade, que aconteceu dia 27 de fevereiro, foi criado um grupo de contingência para monitoramento de possíveis casos na região em tempo real.

 


A primeira ação estabelecida pela equipe foi a orientação para as pessoas que voltarem de viagem de áreas endêmicas, que devem ficar em casa por 14 dias após o retorno. Neste caso, um familiar pode comparecer à Unidade de Saúde, com um comprovante de viagem e solicitar o atestado. “Não podemos obrigar uma pessoa a ficar em casa. Então, isso vai da consciência de cada um. Estamos orientando e demostrando o quanto isso é importante e esperamos que seja feito”, aponta a gerente de Saúde, Chaiana E. Mendes Marcon.

 

 

Sinais e Sintomas


Os sinais e sintomas são parecidos com o vírus da gripe. Febre, coriza, dor de cabeça e garganta e, falta de ar podem aparecer, mas ter contato com alguém que apresenta a doença ou chegar de viagem também fazem parte desta lista.

 


De acordo com a gerente, com sintomas leves da doença, todo paciente deve primeiro comparecer à Unidade de Saúde e lá será avaliado por profissionais que repassarão os próximos passos. “O posto de saúde consegue atender mais rapidamente o paciente e evita que a pessoa vá para o ambiente hospitalar, onde há um fluxo maior de pessoas, havendo risco de se contaminar ou contaminar as outras pessoas.”

 

 

Prevenção


Com o grande fluxo de pessoas transitando no mundo e no Brasil, o vírus pode chegar no estado, mas para evitar que isso prolifere, todos devem começar a praticar as medidas de prevenção.

 

• Lavar mãos com água e sabão com frequência;


• Evitar sempre tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas;


• Cobrir a boca e o nariz ao espirrar, de preferência com um papel;


• Manter os ambientes ventilados;


• Evitar ambientes aglomerados;


• Limpar locais e objetos que sejam tocados com frequência;


• Evitar contato com pessoas doentes;


• Ficar em casa quando estiver doente e utilizar máscara ao sair;


• Quando for tossir ou espirrar vire-se de lado, com a cabeça baixa e coloque o antebraço junto à boca.

 

 

Para tirar dúvidas ou orientações, consulte a Vigilância Epidemiológica do município, localizada à Rua Teodoto Tonon, 353, Vila Moema (anexo ao CAES), das 7h30 às 17 horas, ou pelos telefones (48) 3622-5125 / 3632-2693.