Trabalhos municipais são selecionados para a 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”

Após mais um ano de pesquisas e de serviços, os trabalhos inscritos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão são selecionados para o VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS. O evento, que acontece entre os próximos dias 11 e 13, em São Bento do Sul, tem como objetivo a apresentação dos projetos classificados como experiências exitosas no âmbito municipal, para a 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.

 

A mostra acontece pelo terceiro ano consecutivo, como uma forma de incentivar as cidades a escreverem seus trabalhos e resultados, dentro do Sistema Único de Saúde, e buscarem melhorias para o acesso de saúde a população. O evento reúne diversos gestores e técnicos em saúde com o objetivo de promover debates e troca de experiências entre os municípios catarinenses.

 

Neste ano foram 153 trabalhos inscritos e apenas 40 selecionados, dois de Tubarão, para concorrer a etapa nacional, que acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, entre os dias 8 e 10 de julho.
Trabalhos tubaronenses

 

Com a temática de judicialização de saúde, o trabalho “Redução no número de internações psiquiátricas compulsórias no município de Tubarão”, aborda a evolução das internações, que são geradas a partir de demandas do judiciário. A iniciativa contou com a implantação de uma equipe multiprofissional que gerou também redução de gastos. O trabalho, de autoria de Charla Flor Antunes, concorre com mais um para a vaga nacional.

 

Já o da temática da Atenção Básica, o trabalho “Acesso avançado em Unidades de Saúde do município de Tubarão”, visa mostrar o processo de implantação do acesso, em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o paciente tem a demanda resolvida em até 72 horas. O trabalho, da responsável Chaiana E. Mendes Marcon, concorre com 18 trabalhos, mas somente nove passam para a etapa nacional.

 

Novamente selecionados

 

Pelo segundo ano, os trabalhos do município de Tubarão foram selecionados para apresentação no COSEMS. No ano anterior, também dois trabalhos foram selecionados para a etapa estadual, gratificados e selecionados para a etapa nacional e, premiados.

 

“É uma resposta de que mais uma vez estamos no encaminho certo em várias áreas e isso é muito importante. E que os nossos colaboradores têm se empenhado muitos em coisas fora do corriqueiro para fazer ações diferentes que dão sucesso la na frente”, felicita o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

O resultado dessa seleção é fruto da gestão de Tubarão, que investe em saúde e dá incentivo aos profissionais, mostrando que eles possuem autonomia no desenvolvimento das atividades. Assim, visando à resolução e transparência de todos os processos do município.

 

O prefeito Joares Ponticelli lembra que Tubarão é a quinta melhor cidade do Brasil na última avaliação de qualidade e acesso do Ministério da Saúde. “A equipe da Fundação de Saúde é extremamente dedicada. Já realizamos mutirões de cirurgias em mais de 2,6 mil pacientes; mutirão de exames em 2,7 mil pessoas; reduzimos a falta de medicamentos em 90%; redução de 65% na espera de consultas, exames e procedimentos. Estamos muito orgulhosos”, ressalta.