Rota turística é elaborada em parceria do Sebrae com sete municípios

Na última semana, a turismóloga Josiane Linhares, do departamento de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou em Nova Veneza de um encontro com o Sebrae e com os representantes dos outros municípios para alinhar e definir as últimas informações do projeto, para posterior lançamento da Rota Turística.

 

Esta rota é desenvolvida através de uma parceria do Sebrae com sete municípios que fazem parte da região turística Encantos do Sul: Tubarão, Gravatal, São Martinho, Orleans, Lauro Müller, Urussanga e Nova Veneza.

 

O projeto visa a integração dos destinos, de modo a oferecer um cardápio completo e diversificado de atrativos e de serviços turísticos. Em um raio de aproximadamente 100 quilômetros, a rota une as paisagens montanhosas da Serra do Rio do Rastro à terapia das águas termais, com direito a um passeio de Maria Fumaça até o litoral. Percorrer os sete destinos da rota é mergulhar em uma experiência multicultural, repleta de atrações naturais, gastronomia típica e população acolhedora.

 

O roteiro inclui desde as italianíssimas Nova Veneza, com sua gôndola e seu típico Carnevale, e Urussanga, com os vinhos e as Uvas Goethe, até as paisagens serranas bucólicas de Lauro Müller e a fartura da cultura germânica em São Martinho. Além disso, a rota contempla a riqueza do vasto patrimônio histórico de Orleans, e o celebrado complexo hidrotermal de Gravatal. Sem falar em Tubarão, que além de estâncias termais, possui um comércio pulsante, estrutura hoteleira e eventos, sendo um polo de integração regional.