Inovação foi tema de encontro em Florianópolis
O Centro de Inovação e a pré-incubadora Cocreation Lab, parte do programa Nascer da Fapesc, foram temas de diversas reuniões realizadas durante a quarta-feira (19), em Florianópolis.
Na parte da manhã, o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, a diretora de Economia Criativa da SDE Maitê Lemos e o professor Rafael Meyer, coordenador do Cocreation Lab, reuniram-se com os representantes de todos os Cocreation de Santa Catarina, para tratar do processo de pré-incubação, além do cronograma das próximas etapas, gestão do programa e metodologia. “Estamos definindo o calendário de seleção final dos participantes. Em Tubarão, tivemos 29 inscritos, um número que superou nossas expectativas, e agora esse grupo passará por dois processos de avaliação”, adianta Giovani Bernardo, ao acrescentar que na próxima semana acontecem as entrevistas para definir os 12 projetos finalistas que participarão do processo de incubação.
À tarde, encontro realizado pela Fapesc, na Acate, tratou dos programas de ativação dos ecossistemas de inovação. “Abordamos como cada ecossistema, principalmente das 15 cidades do Estado que possuem Centro de Inovação, utilizarão os recursos do edital da Fapesc”, informa o secretário.
A prefeitura de Tubarão acessou edital da Fapesc para contratação de bolsistas que vão trabalhar exclusivamente para Centro de Inovação, bolsistas estes que já foram selecionados e devem iniciar as atividades oficialmente em abril por conta dos trâmites junto à Fapesc. “Será a primeira vez que teremos uma equipe dedicada, já que até então, estávamos apenas com voluntários. Isto certamente impactará muito nos resultados do Centro de Inovação e estes profissionais não gerarão nenhum custo para o município, pois serão custeados pelo Estado, em parceria com o CNPQ.
Ainda em Florianópolis, Giovani tratou com a diretoria de Ciência e Tecnologia da secretaria de Desenvolvimento do Estado, o processo de deliberação do aditivo financeiro. “Estamos em tratativa com o governo do Estado, aguardando algumas definições. Segundo a diretoria, nos próximos dias devemos ter uma resposta mais efetiva sobre esta questão”, ressalta.