Avaliação corporal é realizada em participantes de atividades físicas da FMS

Na manhã desta quinta-feira (6), os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, NASF, ofertaram para os participantes das atividades físicas uma avaliação completa com verificação das medidas antropométricas e a análise corporal na balança de bioimpedância. Cerca de 30 pessoas participaram da mobilização e o intuito é que o acompanhamento seja realizado periodicamente.

 

A verificação do índice metabólico e lipídico e o acompanhamento das medidas corporais fizeram parte da ação que ocorreu por toda manhã e visou analisar as condições físicas dos participantes para começar a mostrar a própria evolução, além de assegurar dados precisos para possível acompanhamento e estudos.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Carina De Bona Portão, a ação é um diferencial, principalmente por ser um serviço de alta tecnologia e eficiência e estar gratuito para a população. “O paciente vai conseguir ter ganhos muito melhores, não só na aparência física, como também na qualidade de vida. Algumas características corporais específicas, como força, flexibilidade e resistência, por exemplo, que são individuais, poderão ser melhores trabalhadas, ou seja, por mais que a atividade aconteça em grupo, o resultado é individualizado. E assim, os profissionais conseguem saber a necessidade de cada um”.

 

Balança de bioimpedância

 

A balança de bioimpedância é um aparelho com alta tecnologia corporal, que possui placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa o corpo todo. Deste modo, mostra números mais aprofundados das estruturas corporais, como de água, lipídios, gordura, músculo, Índice de Massa Corporal e outras definições importantes para a saúde.

 

Grupos de atividade física

 

Para fortalecer e melhorar a qualidade de vida dos tubaronenses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) existem diversos grupos de atividades físicas nas diferentes áreas para as comunidades. Assim, como a Academia da Saúde, que é aberta a população. Basta ir até o local e se inscrever para participar.

 

Na academia os grupos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas ou das 9 às 10 horas. Já nos bairros, para participar, consulte seu posto de saúde para saber mais informações sobre o grupo da sua comunidade.