Alguns boletos do IPTU podem apresentar falhas de registro

Por falhas no sistema da Caixa Econômica Federal, alguns boletos do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU), entregues pelos Correios, podem apresentar erros de registro no momento em que o contribuinte for efetuar o pagamento.

 

Explica-se: quando o contribuinte que recebeu em casa seu boleto do IPTU vai executar o pagamento, seja pessoalmente nos bancos ou lotéricas, ou ainda por meios eletrônicos, como internet banking, recebe a informação de erro, com a mensagem “título não cadastrado”. Este problema ocorreu pelo fato de o sistema utilizado pela Caixa não ter comportado registrar todos os boletos de uma só vez, e, por isto, a falha atinge apenas alguns contribuintes, de forma aleatória. “Nesta quarta-feira (29) já temos mais de 70% dos boletos registrados, ou seja, o contribuinte pode fazer o pagamento normalmente; mas, eventualmente, contribuintes que se encontrem dentro dos outros 30% podem se deparar com o problema”, explicou o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini.

 

Ressalta-se, entretanto, que esta situação ocorre apenas com os boletos entregues pelos Correios. Quem gerou o boleto diretamente pelo site, ou o retirou pessoalmente na Central do Cidadão, não teve problemas, sendo esta, inclusive, uma sugestão para aqueles contribuintes que não quiserem aguardar a conclusão dos registros.

 

A expectativa, tanto da secretaria de Fazenda, quanto da Caixa Econômica Federal, é de que todos os boletos estejam registrados até esta quinta-feira (30), uma vez que o banco já está corrigindo a falha.