SAMU de Tubarão realiza mais de 2,6 mil atendimentos durante o ano de 2019

Adrenalina, rapidez e empatia. Esses são os adjetivos que pertencem a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Tubarão, o SAMU. Durante o ano de 2019, a equipe elevou os números de atendimento, comparado ao ano anterior (2.520), para 2.679 ocorrências em toda região. Desses atendimentos, além da Cidade Azul, outros 10 municípios da região receberam auxílio. Entre os serviços prestados, pacientes com questões clínicas e traumáticas foram os mais necessitados do ano.

 

Após ligar para o número 192 e repassar os dados, um médico deve atender a ocorrência, avaliar a gravidade e acionar a equipe, seja a unidade de suporte básico ou a unidade de suporte avançado. Todo o processo dura em torno de um minuto, já que o objetivo é chegar o mais rápido à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.

 

A importância na agilidade é o que define o estado de vida do paciente. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, o estado diminuiu o tempo resposta da chamada, que é o período entre a ligação e a chegada da equipe, para três minutos. “A população procura o atendimento por ter confiança e saber da qualidade. É nesse momento que a gente pode dar um diferencial para aquela família”, relata o coordenador do SAMU de Tubarão, Thiago Geremias Henrique.

 

A diferença no número de atendimentos de um ano para o outro comprova a qualidade e profissionalismo de toda a equipe que dedica o tempo a ajudar o próximo. “É imensurável o que a gente sente quando realmente consegue ajudar a pessoa, sabendo que ela tá precisando. A gente sai de casa, e tem alguém contando com a gente para poder fazer a diferença, é fora de sério. É o que cativa mais e mais querer sempre continuar”, conclui Thiago.

 

Atendimentos por cidade

No total foram 2.679 atendimentos, em 11 cidades da região. Somente em Tubarão foram 2.578. A segunda cidade com maior número de ocorrências foi Capivari de Baixo, com 65; seguido de Gravatal com 13. Pedras Grandes, Treze de Maio, Pescaria Brava, Laguna, Jaguaruna, Criciúma, Braço do Norte e Armazém também receberam o serviço.

 

Tipos de atendimentos

Adultos com quadro clínico atendidos: 1.590

Crianças com quadro clínico atendidos: 35

Traumas: 476

Psiquiátricos: 215

Obstétrico: 46

Hipertensão Arterial: 35

Acidente Vascular Cerebral: 14

Insuficiência Cardíaca Congestiva: 11

Infarto Agudo do Miocárdio: 05

Queimaduras: 01

 

23 Óbitos

Foram a óbito 16 pacientes antes da equipe chegar no local, cinco durante o atendimento e dois ao entrar no hospital.