Programa Geração 2050 forma novas turmas para a área de tecnologia

Na noite desta quarta-feira (11), 63 jovens estudantes, de um grupo de 70 alunos, de várias escolas municipais, receberam os certificados de conclusão do curso de desenvolvimento de software, que faz parte do programa Geração 2050. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Educação, e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) através do Senai Regional Litoral Sul.

 

Lançado último ano, como forma de preparar os estudantes interessados em realizar um curso de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI), o Geração 2050 integra o ecossistema do Tubarão 180º.

 

“Há muitas vagas no mercado de trabalho para os profissionais desse setor e com salários muito bons. Para se ter uma ideia da demanda, algumas empresas até perderam alguns desses profissionais para contratantes de outras cidades. Por isso o Geração 2050 é muito importante, pois além de ocupar o tempo dos jovens no contraturno da escola com uma atividade saudável, é a porta de entrada para uma profissão muito importante”, lembrou o prefeito Joares Ponticelli.

 

Para o diretor Regional Litoral Sul da Fiesc, Alexsandro da Cruz Barbosa, a parceria entre a prefeitura e o Sistema S terá um impacto bastante positivo em toda a região no futuro. “Essa turma que se formou agora vai agregar muito no desenvolvimento da nossa região. E essa parceria da FIESC, Senai e Sesi com a prefeitura de Tubarão com certeza vai ajudar desenvolver toda a região”, destacou Alexsandro.

 

O coordenador de Educação Básica e Profissional da Regional Litoral Sul da FIESC, Fernando Darci Pitt, destacou que os estudantes, a maioria do 9º ano do Ensino Fundamental, estão bem preparados para a continuação dos estudos na área da tecnologia. “Os alunos puderam conhecer desde o básico da lógica de programação até banco de dados, programação orientada por objetos e uma série de procedimentos necessários para ingressar na área tecnológica. Eles estão prontos para continuar em um curso técnico ou em outras formações da área da tecnologia”, completou.