Técnicos e FME: confraternização encerra ano de recordes no esporte do município
Este foi um ano de conquistas para o esporte de rendimento tubaronense. Para conseguir subir no pódio tantas vezes e, até mesmo, bater recordes, os holofotes se voltam para um conjunto de pessoas, que vão desde o esforço individual do atleta ao empenho do treinador no planejamento. Por isso, quando o competidor alcança a medalha, a felicidade pela vitória é dividida entre todos aqueles que compartilhavam o mesmo objetivo. Na última semana, 30 técnicos estiverem reunidos com a Fundação Municipal de Esporte (FME) para a confraternização de encerramento e apresentação do investimento desta temporada.
Segundo a Diretora de Projetos e Incentivos da FME, Emanuela Bristot, foram investidos nas competições relacionadas a Fesporte neste ano, tais como Olesc, Joguinhos, Jasc e Parajasc, o total de R$156.815,46. “Foi um aumento de mais de 90 mil reais em relação a 2017, primeiro ano da gestão”, completa. Também apresentaram o aumento de ganho de medalhas entre 2010 e 2019. Enquanto em 2010 a soma de todas as competições da Fesporte foi apenas de 16 medalhas, em 2019, a Cidade Azul somou 144 medalhas, no JASC foi recorde absoluto, com 68 conquistadas.
Ao representar todos os treinadores, o técnico de atletismo Marcos Paulo Huber relatou a importância do Bolsa Atleta, Paratleta e Técnico e como o programa é referência em todo o estado. “Nós temos que agradecer ao profissionalismo e comprometimento que encontramos em nosso município. É por isso que o esporte tubaronense está crescendo e conseguindo resultados tanto em nível estadual, quanto nacional e mundial”, ressalta. Sendo um dos precursores da ideia em Tubarão, o vice-prefeito Caio Tokarski recebeu uma placa de homenagem da FME, para reconhecer todo apoio dado ao esporte da Cidade Azul.
Para Caio, continuidade é a palavra que define este momento de ascendência esportiva. “A maioria dos municípios optaram por cortar esse investimento. Nós não só mantemos, como podemos ver o crescimento dele. Ainda incluímos o benefício para os paradesportistas. Fico muito feliz de estarmos proporcionando cidadania, dedicação e condições para nossos atletas”, revela.
Homenagens
A Fundação Municipal de Esporte foi homenageada duas vezes na última semana. O Instituto Nossa Família dedicou uma Menção Honrosa ao órgão público, pela colaboração nos eventos da instituição social ao longo do ano, quanto a disponibilização de espaço gratuito para a realização dos bazares. A 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria também presentou a FME. “Fomos agraciados com o Certificado Amigo da Companhia, pelos relevantes serviços prestados em 2019 para a organização militar”, descreve Luiz Ernani Buerger, diretor-presidente da FME.