Escola desativada começa a ser transformada em unidade assistencial de saúde

Para beneficiar a comunidade do Caruru e dar auxilio para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Guarda e do São Martinho II, o projeto de unidade assistencial já começou a ser colocado em prática. A Escola Municipal do Caruru, que está desativada há alguns anos, passa por um processo de transformação, que vai oferecer aos moradores acesso à saúde. A estrutura e o espaço foram avaliados alguns meses atrás, pela divisão de manutenção e reformas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e a obra está em fase inicial.

 


A estrutura da escola continuará a mesma, mas a reforma vai iniciar do zero em diversos quesitos, como: retirada do telhado para colocação de novas telhas, inserção de uma nova rede elétrica, toda a pintura interna e externa do espaço será refeita, e, também serão adquiridas toda a mobília, materiais e objetos necessários para o ambiente.

 


Os serviços, a princípio, serão iguais a todas unidades de saúde, o que muda é que os profissionais farão rodízio para atender neste novo espaço. Até então, haverá atendimento uma vez na semana e depois será feita uma reavaliação de demanda para o local. Segundo o diretor-presidente da FMS, Daisson José Trevisol, “o pensamento é deixar o local pronto para os atendimentos até o final do primeiro semestre do próximo ano”.

 


Para acompanhar o início das obras, Daisson e o vice-prefeito do município, Caio Tokarski visitaram o local. “Começamos a reformar a escola para transformá-la em um centro comunitário e um local para ser o posto de saúde, em um primeiro momento, aos sábados. Um sábado atendendo os moradores da comunidade do São Martinho I e no outro os da unidade da Guarda”, relata o secretário.