“Uma viagem no tempo” é tema de festa de confraternização do NASF
Depois de mais um ano de atividade e exercícios, os participantes dos grupos de atividades físicas promovidos pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), reuniram-se para uma confraternização ao estilo das décadas de 60, 70, 80. A festa foi realizada na última quarta-feira (27), no Ginásio Francisco Salgado, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e reuniu cerca de 350 pessoas.
O evento, que trabalhou aspectos da interação e convívio social entre participantes dos grupos e familiares, adotou um propósito diferente do habitual. Os integrantes dos grupos ensaiaram e realizaram apresentações para a família prestigiar. De acordo com a coordenadora do NASF-AB, Carina de Bona Portão, a intenção era a de inverter uma velha tradição. “Nessa época do ano, as crianças fazem apresentações e as avós e os pais vão lá prestigiar. Nós propomos o oposto. A maioria dos nossos participantes são mais idosos e estão mostrando as suas capacidades e habilidades para a família”, explica.
Além de voltarem no tempo, com as lembranças de décadas passadas, os participantes mostraram o que vivenciam no dia a dia nos grupos de atividades físicas. Quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm um grupo de atividade física a fim de promover melhorias na saúde dos pacientes. “Para eles é muito importante relembrar a sua época de adolescência, de fase adulta, e reviver isso com muita alegria, fazendo socialização e trabalhando a saúde como um todo, não só como a cura das doenças, mas principalmente como uma prevenção”, destaca a coordenadora.
Para Adriana Ghisi, uma das participantes há anos, o saldo é bem positivo. “O lema é “Não Ficar Parado”, então estamos aqui fazendo amizades, conhecendo as colegas de outros grupos, e é muito importante para a nossa saúde. Eu, como diabética, já faço essas atividades há sete anos e me sinto muito bem”, destaca.
A festa foi caracterizada não só pela inversão de uma tradição, mas também pela manutenção de outras. As confraternizações e a partilha fizeram parte da comemoração. Participantes de diversos bairros puderam trocar experiências e aproveitar, na hora do jantar, o que cada família trouxe para ser compartilhado.