Programa “Oficinas Da Sabedoria” encerra ano com grande encontro

A parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Prefeitura de Tubarão, através do Grupos de Idosos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, terminou com um grande evento, o projeto “Ponto de Encontro”, onde ocorreram rodas de conversa com as pessoas idosas cadastradas no programa “Oficinas da Sabedoria”, que tem por objetivo orientar e esclarecer o processo do envelhecimento e/ou demências, além de propor exercícios para estimular a memória dos participantes.

 

Foram realizadas 28 rodas de conversas com os Grupos de Idosos, distribuídas em vários bairros, tendo como proposta o tema “Conhecendo as demências e o Estímulo à Memória”, onde se desenvolveram várias ações para divulgação e reconhecimento de sinais e sintomas da demência, além da sensibilização de todos os participantes com esta doença que avança de maneira silenciosa sobre a sociedade contemporânea, além de serem trabalhadas pautas, atitudes e ações de promoção, prevenção e cuidados com a mente, através de jogos e tarefas de simples execução.

 

O “Ponto de Encontro” foi ministrado por José Luiz Maia Grigolo, profissional do SESC, sob a coordenação do setor de Grupos de Eza Zabot (assessora do Prefeito) e da assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan.

 

As ações desenvolvidas vêm de encontro com o planejamento feito, com o objetivo de estimular a memória, possibilitando o conhecimento de suas demências, conhecer as possibilidades e limitações, de modo que esta troca permitiu ao idoso contextualizar a sua rotina e questionamentos quanto aos esquecimentos, fazendo perguntas e demostrando o interesse pelo assunto. “É de grande importância conhecer os vários tipos de demências, pois através das informações podemos identificar o início e os sintomas da doença”, analisou Rosa Geremias Brites, integrante do grupo do bairro Humaitá.

 

O tema “Estímulo à Memória: Conhecendo as Demências”, altamente relevante no público-alvo, visto que é um acometimento que atinge prioritariamente a população com idade mais avançada, desenvolveu atividades que consistem em um momento de acolhida e integração do grupo, troca de conhecimento acerca da doença, e as diferentes formas com que a mesma se apresenta em suas fases inicial e avançada. Através de esclarecimentos e muita informação foi possível orientar e fazer conhecida a patologia demência e trabalhar formas de prevenção da mesma para aproximadamente 580 idosos cadastrados no setor.

 

A coordenação do setor de grupos atende na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, das 14 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.