Alunos do Patrulha mais Azul realizam plantio de ipês por ocasião do Outubro Rosa

Os estudantes que integram a turma do projeto Patrulha mais Azul realizaram nesta quarta-feira (23) o plantio de mudas de ipês rosa como forma de chamar a atenção ao Outubro Rosa, que trata da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. A ação aconteceu no pátio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).

 

O plantio foi supervisionado pelo engenheiro florestal Tiago de Souza Ferreira e pelo estagiário Vitor Medeiros Jacinto. Os ipês-rosa chamam a atenção em qualquer paisagem (inclusive nas áreas mais urbanizadas) na época da floração. A espécie também apresenta propriedades medicinais e tem grande importância para a recomposição vegetal de áreas degradadas de preservação permanente. Apesar de estar presente em quase todo o Brasil, corre perigo de extinção.

 

Outra característica importante dos ipês é a atração de insetos (abelhas) e pássaros, principalmente o beija-flor, fundamental no processo de polinização.

 

Visita ao aterro sanitário

 

No próximo dia 31 os alunos do Patrulha mais Azul farão uma visita ao aterro sanitário da Serrana Engenharia, em Pescaria Brava, para uma aula de sensibilização sobre a separação e disposição correta de resíduos sólidos.