Tubarão tem seis ideias aprovadas pelo Programa Centelha SC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) divulgou a lista preliminar com as 200 ideias aprovadas para a Fase II do Edital de Chamada do Programa Centelha, dentre as quais seis são de Tubarão.

 

A primeira se refere ao aluguel de carro e moto de pessoa para pessoa, proposta por Adriano Longará de Oliveira, na área de TI e Telecom.
Por sua vez, Daniel Bittencourt Cadorin propôs a ideia de um dispositivo para alimentação de pets controlado pela internet, na área da Internet das Coisas (IoT).

 

Outra ideia aprovada pela Cidade Azul foi sobre a I.nisus – Inteligência no armazenamento de grãos, proposta por Patrícia Menegaz de Farias, na área de Inteligência Artificial e Machine Learning.

 

A quarta ideia tubaronense aprovada para a próxima fase do programa diz respeito à Manufatura Aditiva (impressão 3D) no planejamento cirúrgico, proposta por Fernando Garbelotti, na área de Manufatura Avançada e Robótica.

 

Ainda, Gabriel Ferreira Rosalino, na área de Internet das Coisas (IoT) desenvolveu a ideia sobre o Monitoramento de consumo de água residencial.

 

Por fim, Monteiro propôs e desenvolveu a ideia PayMedical – Fintech para Clínicas e Hospitais, na área de TI e Telecom.

 

 

O Programa – O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, oferecendo capacitações, recursos e apoio que visam transformar ideias em negócios de sucesso. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, e em Santa Catarina é executada pela FAPESC.