Educação sexual e reprodutiva é tema de palestra com profissionais da saúde
A educação continuada dos profissionais na saúde é de extrema importância para o avanço em diversas questões. Durante todo o ano, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove capacitações em busca de melhorar algum ponto específico através do debate de informações. Nesta quarta-feira (18), a ação buscou conversar com enfermeiros, pela manhã, e a tarde com os médicos, sobre a saúde sexual e reprodutiva.
Em torno de 70 servidores fizeram parte da reunião. Dentre os assuntos conversados, os preservativos e a importância do pré-natal, acompanhado pelo parceiro, destacaram-se. Segundo a enfermeira da Atenção Básica, Shaiane Salvador, “é necessário incentivar os homens a se cuidarem”, relata.
A ginecologista responsável pela palestra, Leila Wessler Faust, informa que os encontros têm muita relevância. “Hoje, nós temos um alto índice de gestações não planejadas e que são associadas aos homens não usarem preservativos, junto com o aumento de DST’s. Precisamos encontrar novos métodos que não dependam das pacientes, assim, como trazer os homens para o atendimento, já que eles normalmente não procuram os postos de saúde.”
Falar diretamente com quem trabalha na ponta, faz com que reflita na população, relata a enfermeira. “Gera um impacto nos geradores de saúde, porque os profissionais precisam avaliar as estratégias para que tenham um resultado”. A palestra foi organizada pela coordenação da Atenção Básica, Vanessa Venâncio, Adriana Felisbino e Shaiane Salvador; e pela coordenadora da Policlínica Central, Rita de Cássia Schmitz.