Olesc: Tubarão alcança pódios no oeste do estado

Velocidade, luta, maquiagem e bola no pé. Embora cada modalidade divirja nas características, os tubaronenses se unem no objetivo de bem representar o esporte do coração nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc). Em Videira, no oeste do estado, desde sexta-feira (13), a delegação de Tubarão ganha espaço e alcançando bons resultados para o município.

 

Atletismo sobe no pódio três vezes

 

Depois de anos na tentativa, Leonardo Pereira finalmente alcançou o sonho de colocar a medalha no peito em uma competição da Fesporte. “Fruto de muito trabalho duro e, principalmente, persistência”, completa o atleta que foi vice-campeão nos 400 metros rasos. No sábado (14), foi a vez de Eduardo Loyola mostrar que não foi para brincadeira. Com concentração, o saltador conseguiu ter a melhor marca do salto em distância, consagrando-se campeão da prova de campo. E as meninas também tiveram vez na disputa do salto com vara. Apesar da pouca idade, Nicoly Hobold brilhou no ar e alcançou a medalha de bronze.

 

Renovação da base mantém o karatê no topo

 

Das pistas para os tatames, o número de vitórias aumentou. Os karatecas conquistaram dez medalhas: cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. O resultado deu a equipe o troféu de vice-campeão geral no naipe masculino da modalidade. Com a voz rouca pelo incentivo dado aos atletas, a técnica Márcia Marcos explica a maturidade e evolução nítida que os tubaronenses tiveram ao longo das lutas. “Ter que ganhar ou perder peso, gera uma angústia muito grande. Mas, dentro tudo isso, eles conseguem se superar para alcançar os objetivos”, comemora. Para ela, além das finais do Kumite, o momento mais marcante foi ver o grupo misto, que agrupa meninos e meninas, sendo campeões do Kata.

 

Talento e esperança marcam a ginástica rítmica

 

Quem também merece destaque, é a ginástica rítmica. Estreando na competição de alto nível, as quatro meninas da Cidade Azul não se intimidaram frente as fortes adversárias. Pelo contrário, provaram que a inexperiência nem sempre é fator decisivo nas notas finais. Embora não tenham alcançado nenhuma medalha, a treinadora Nel Orth reforça que o potencial das tubaronenses. “Observamos que temos a condição e qualidade necessária para estar entre as atletas de ponta do estado. Agora, é voltar a treinar, para que ano que vem possamos ter uma participação ainda mais expressiva” explica. Segundo ela, como técnica, a Olesc foi uma das melhores experiências já vividas como professora.

 

Futsal feminino entre os melhores de Santa Catarina

 

Talento em quadra! Nesta segunda-feira (16), o futsal feminino conquistou a classificação para a semifinal da Olesc, estando, agora, entre os quatro melhores times da disputa. Para chegar até os elencos principais, as meninas enfrentaram Lebón Regis pelas quartas de final e, mesmo tendo saído perdendo de 2 a 0, conseguiram se recuperar em tempo, finalizando em 6 a 3. A goleira Vitória Damasseno tem motivos em dobro para festejar, já que nesta terça-feira (17) completa mais um ano de vida. Dos gols que balançaram as redes neste começo de semana, dois foram da capitã. “Em 2003 nascia a menina que se tornaria uma gigante debaixo das traves. Saudade por estar longe de dela, mas entendo que não viajou quase 10 horas em vão. Sabemos da força de vontade. Estamos aqui na torcida por ela e todo o time”, finaliza a mãe, emocionada em relembrar a trajetória da filha.